Quantcast
Channel: Blog Twit Brasil - Twitter e o fenômeno dos microblogs » twitterfeed
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Aprenda como usar o Twitter em diversas formas

$
0
0

Inicialmente o Twitter propunha que o usuário respondesse em 140 caracteres à pergunta “o que você está fazendo?” . Mas com o crescimento do microblog muitas pessoas e empresa passaram a fazer uso e algumas coisas mudaram com o intuito de aprimorar o uso. Porém, mesmo com o crescimento, muitas pessoas ainda se perdem ao usa lo.

A proposta é que as pessoas contem aos amigos o que está fazendo. Afinal, ninguém manda um email para um amigo para dizer que estava tomando um café ou provando uma receita especial.

Os responsáveis pela rede social reconheceram a vasta oferta de ferramentas de comunicação. Com a popularização do Twitter, o modo de usar mudou, o que parecia ser algo para falar coisas do dia a dia passou a ser um canal mundial notícias. Sendo assim, a pergunta agora é: “O que está acontecendo?”.

Para a melhor aproveitar a rede, os seus usuários buscam ir além de postar textos no site. Fazem atualizações via celular, divulgam seus blogs, trocam imagens e comentam acontecimentos, tanto pessoais quanto da mídia.

Além de ser uma ferramenta de interação social, empresas tem sido adeptas do microblog para divulgar produtos, promoções e lançamentos.

Criou se um mundo dentro do Twitter. Porém, muitas pessoas não conseguem fazer uso por falta de instruções.

Então, segue o guia de “Como explorar todos os recursos do Twitter”:

A primeira coisa a fazer é criar um perfil no site. Após criado, clique em “settings” para determinar o que será apresentado em sua conta aos outros usuários. Como: endereço do seu site, uma curta biografia e foto, entre outras informações.

Agora, vá até sua página inicial e use o espaço que comportar até 140 caracteres, e conte o que está acontecendo, como na imagem ao lado (a pergunta está em inglês, mas vale escrever em português).

Caso queira ter privacidade, clique em “protect my tweets”, definindo que só poderão ler suas atualizações as pessoas autorizadas.

Ainda no “Settings”, você pode selecionar a opção “Design” para mudar o visual da página, optando por novas cores ou uma foto que será exibida como fundo de tela. Essa opção dá a possibilidade do usuário a personalizar a página.

Como fazer amigos:
A próxima etapa é segue a mesma linha, considerando a fácil. Basta clicar em “Find & Follow” e começar a colecionar contatos, que podem ser importados de sua conta de e-mail e também usar a caixa de buscas para encontrá-los.

Quando achar alguém que deseja acompanhar, clique em “follow”. Assim, todas as atualizações feitas por esse usuário aparecerão automaticamente em sua própria página. E tudo que você postar será exibido em tempo real para as pessoas que passaram a lhe seguir. Nem sempre as pessoas que você deseja seguir irão te seguir, e também não é necessário que você siga todas as pessoas que te seguem. Isso partirá do seu interesse.

Para enviar uma mensagem ou mencionar algum perfil do Twitter, basta adicionar o @ na frente do nome. Ex: @TBrasil. Dessa forma, os demais internautas saberão exatamente para quem é aquele recado ou de quem você está se referindo.

Outra possibilidade de enviar um recado é usar o link “Messages”, que aparece à direita do perfil de cada usuário. Assim, essa única pessoa receberá o texto e poderá responder somente para você, criando uma conversa privada. Os twiteiros costumam chamar essas mensagem de “DM”(Direct Message).

CONEXÃO

Há várias formas de se conectar ao Twitter. Confira algumas das alternativas.

Via Celular
Uma das alternativas é fazer as atualizações via celular, através de mensagens de texto. Inicialmente é necessário que o usuário cadastre o número do celular. Para isso é necessário que seja feito o login antes de cadastrar.

O serviço pedirá que você envie um torpedo de confirmação e, depois disso, você poderá postar informações em seu perfil ou receber as atualizações sobre seus contatos. É necessário que o usuário opte entre receber ou não as mensagens de quem segue, ou só receber as mensagens direcionadas a você. O Twitter não cobra pelo serviço, mas você pagará pelo envio da mensagem (o preço varia de acordo com o valor do sms de cada  operadora).

Via comunicador instantâneo
Outra forma de atualizar informações via internet, mas sem entrar no site oficial do serviço, é com o uso de comunicadores instantâneos. Essa alternativa, no entanto, só está disponível para usuários do GTalk, Jabber e LiveJournal.

Firefox
Uma boa alternativa para os usuários do navegador Firefox é o complemento Echofon que mostra as atualizações do Twitter na barra inferior desse navegador. Enquanto navega por outros sites, o internauta se mantém atualizado sobre o que seus amigos estão fazendo e também consegue escrever mensagens sem a necessidade de fazer o login no site (isso porque sua senha já foi registrada no Echofon).
Integre as Redes Sociais

Se a ideia é divulgar para toda a internet o que você está fazendo, o Twitter dá uma força. Aqui é possível encontrar aplicativos que levam automaticamente o seu perfil para as redes sociais Facebook e MySpace, além de colocá-los nos blogs dos serviços Blogger e TypePad. Se quiser importar seu Twitter para outras páginas, o serviço cria códigos em HTML e Flash que podem ser copiados e colados em outros sites.

O Twitter também conta com a ferramenta RSS, que funciona como um agregador de notícias. Os internautas que usam esses agregadores podem optar por receber em seus PCs (sem a necessidade de navegar pelo Twitter) as informações de alguns contatos pré-selecionados no site. Para isso, basta acessar o perfil da pessoa que quer acompanhar virtualmente, clicar no ícone “RSS” que aparece no pé da página e fazer a assinatura desse serviço.

NOTÍCIAS
Muitos veículos de comunicação fazem uso do Twitter para divulgar suas notícias , em vários casos o microblog tem mostrado sua força por conta da agilidade que oferece.

Caso queira divulgar automaticamente em seu perfil no Twitter informações de sites de notícias ou de blogs, pode usar o serviço TwitterFeed. Ao cadastrar nele o endereço das páginas que devem ser divulgadas (usando um sistema parecido com o do agregador de notícias), você exibe links de notícias e posts para seus contatos do Twitter. Quando esses links ultrapassam os 30 caracteres, eles são reduzidos de forma automática para ocupar menos espaço.

Fonte: G1

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images